domingo, 27 de fevereiro de 2011

10 + CANASTRÕES DO CINEMA

O cinema está cheio de bons atores e a festa do Oscar estará repleto deles hoje, mas em homenagem à estatueta mais cobiçada do mundo, vou fazer uma lista dos 10 + canastrões do cinema, são na maioria lutadores de artes marciais que acreditam serem atores, na minha opinião deveriam ter sua própria categoria na premiação do Oscar: O maior canastrão do ano. Se discordar, indique seus favoritos ao prêmio.

1- Steven Seagal

Steven F. Seagal é ator, produtor cinematográfico, escritor, diretor, mestre de artes marciais, músico e ativista americano.O seu primeiro filme como ator foi Above the Law (Nico, Acima da Lei), de 1988, que também produziu e escreveu. Logo se tornou uma das estrelas mais bem pagas de Hollywood em filmes tipificados onde regularmente surgia na figura de vingador ou policial. Sua capacidade para tantas facetas me impressiona.

Curiosidade: O chute devastador de Anderson Silva que nocauteou o ex-campeão Vitor Belfort no UFC 126 pareceu coisa de cinema. E foi. Quem ensinou a técnica ao ‘Spyder’ foi ele, Steven Seagal.



2 - Dolph Lundgren

Hans Lundgren, mais conhecido pelo nome artístico de Dolph Lundgren, é ator, diretor e lutador de artes marciais sueco.Ficou mundialmente famoso ao fazer o papel do boxeador soviético Ivan Drago, em Rocky IV.

Curiosidade: É o “ator” que mais matou em filmes. No total: 662 mortes. Pesquisa feita pela revista Superinteressante. Eu não poderia dormir sem essa informação, realmente muito interessante.

3 - Chuck Norris

Carlos Ray Norris Jr., mais conhecido como Chuck Norris é lutador de artes marciais e ator norte-americano.

Curiosidade: Ao digitar no Google "Find Chuck Norris" e clicar em Estou com Sorte aparece a seguinte frase em vermelho: Google won't search for Chuck Norris because it knows you don't find Chuck Norris, he finds you. (Google não pode procurar por Chuck Norris, porque sabe que você não achará Chuck Norris, ele acha você.). Isso se deve ao fato do Google abrir como primeiro site o http://www.nochucknorris.com/ e mostrar a mensagem como se fosse do site de buscas.

4 - Jet Li

Jet Li, nome artístico de Li Lian Jie, é ator chinês especializado em filmes de artes marciais, treina kung fu desde os oito anos de idade. Aos 17 anos, em 1979, ele fez a sua estréia no cinema na série Templo Shaolin, que se tornou imediatamente um sucesso nacional na China. Artista marcial excepcional, dotado de uma destreza técnica impressionante, perfeccionista e disciplinado, foi muitas vezes comparado com Bruce Lee. Os anos passaram com Jet Li a tornar-se numa das figuras mais proeminentes do cinema asiático, mas faltava ainda o reconhecimento mundial. A oportunidade surgiu com "Maquina Mortífera 4",o primeiro papel num filme de Hollywood foi como um vilão em uma saga policial contracenando com Mel Gibson e Danny Glover.

O pior de Jet Li – Não vimos tudo, principalmente os originais chineses. Mas sua carreira também vai piorando a cada dia. Foram muito fracos: O Reino Proibido, um decepcionante encontro com Jackie Chan, e A Múmia – A Tumba do Imperador Dragão.

5 - Jean-Claude Van Damme

Jean-Claude Camille François Van Varenberg, mais conhecido como Jean-Claude Van Damme, é um especialista em artes marciais e ator belga.

Em 1982 ele deixou Bruxeas e foi para Los Angeles. Depois de pouco mais de um ano morando em Los Angeles, conseguiu trabalhar como figurante nas filmagens de Braddock. Em 1984 também participou de um pequeno filme francês chamado "Monaco Forever" no qual interpretava um lutador gay de caratê. Em 1985, atuou como vilão no filme "Retroceder Nunca, Render-se Jamais", seu primeiro papel de destaque. Dois anos depois, protagonizou o mega-sucesso "O Grande Dragão Branco" e desde então nunca mais parou de filmar. Para o nosso azar.

6 - Jason Michael Statham

Jason Michael Statham é ator e lutador de artes marciais britânico, mais conhecido por seus papéis nos filmes de Guy Ritchie, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, Revolver e Snatch - Porcos e Diamantes. Statham normalmente não utiliza dublês para fazer cenas de luta.

O Pior de Jason - A fórmula foi se gastando e surgem as bobagens. Estas são as piores: Em Adrenalina 2 (Crank: High Voltage, 2009) o personagem de Statham está vivo, sem razão de existir. Ele agora tem um coração artificial, movido a bateria, e precisa ir atrás de seu coração de verdade que foi roubado para ser implantando num chefão da Triad. Completamente demente e absurdo. Como trash pode até ser.

7 - Charles Bronson

Charles Bronson, nome artístico de Charles Dennis Buchinsky, foi um ator americano.

Nos anos 70, Bronson se tornou o maior astro dos filmes de ação. Seu primeiro grande filme nesse nova fase foi Assassino a preço fixo, de 1972, no qual interpretou um assassino profissional. Mas, o maior "empurrão" em sua carreira foi com o clássico Desejo de matar, de1974 que o consagrou na pele de "Paul Kersey", um pacato arquiteto da cidade de Nova Iorque, que tem sua mulher morta e sua filha estuprada por três bandidos e passa a agir como um "vigilante", perseguindo os criminosos nas ruas à noite.

Desejo de matar teve mais quatro seqüências: Desejo de matar 2 (1982), Desejo de matar 3 (1985), Desejo de matar 4 (1987) e Desejo de matar 5 (1994). Se ele estivesse vivo já estaria na 23ª parte. Ninguém merece.

8 - Sylvester Stallone

Sylvester Gardenzio Stallone, também conhecido como Sly Stallone, é ator, diretor e roteirista.

Em 1974, tentando conseguir um trabalho como roteirista, o jovem resolveu assistir a uma luta entre Muhammad Ali e Chuck Wepner, um boxeador pouco conhecido. Quando a luta terminou, Stallone teve a idéia de um roteiro e levou somente três dias para escrever a história do boxeador Rocky Balboa. Stallone escreveu o roteiro e tentou vendê-lo para um estúdio de Hollywood por anos. Quando conseguiu, impôs a condição de ser o protagonista. Diversos produtores se interessaram pela história, mas relutavam em aceitar Stallone no papel principal. Sly conseguiu o que queria e Rocky foi filmado com poucas verbas em menos de um mês. O filme foi o grande sucesso de 1976, fazendo mais de 225 milhões de dólares de bilheteria, sendo indicado a dez Oscars, e chegou a ganhar três deles (melhor filme, melhor edição e melhor direção) e Rambo (1982), seguido posteriormente continuações de Rambo II (1985), Rambo III (1988) e Rambo IV (2007). Rocky (br: Rocky, um Lutador) custou por volta de 1,1 milhão de dólares para ser produzido, e arrecadou 225 milhões de dólares por todo o planeta. Foi o que salvou Stallone.

O Pior de Stallone: Difícil escolher, mas temos as comédias horríveis, dentre elas Missão Perigosa (2002), o thriller D-Tox (2002), Alta Velocidade (Driven,2001), O Implacável (Get Carter, 2000), O Juiz (Judge Dreed 1995).

9 - Leslie Nielsen

Leslie William Nielsen foi um ator e comediante canadense.

Deu uma guinada em sua carreira quando em 1980 aceitou fazer o médico maluco na comédia cinematográfica Airplane! (Apertem os cintos, o piloto sumiu, no Brasil). Com o sucesso desse papel, Nielsen passou a ser um dos comediantes mais requisitados para comédias desse gênero, inclusive a famosa The Naked Gun (no Brasil, Corra que a polícia vem aí) e que teve mais duas seqüências, aliás, uma confraternização de canastrões.

10 - Jackie Chan


Chan Kong-Sang mais conhecido como JackieChan,é ator, produtor, roteirista, coreógrafo e diretor especialista em artes marciais, tendo estudado hapkido e vários estilos de Kung Fu, como Drunken Fist, Wing Chun, Shaolin do Norte, Monkey Style e Wushu moderno.

Curiosidade: Jackie Chan já participou de mais de 100 filmes ao longo de sua carreira, tendo nos primeiros 20 filmes papéis secundários como coadjuvante ou figurante e, a partir da década de 80, como personagem principal em quase todos os filmes que participou.

Chan criou sua imagem nas telas como uma resposta a Bruce Lee, e os diversos imitadores que apareceram antes e depois da morte de Lee. Em contraste aos personagens de Lee, que eram heróis tipicamente rígidos e moralmente honestos, Chan interpreta sujeitos comuns bem intencionados e ligeiramente bobos (freqüentemente à mercê de seus amigos, namoradas ou famílias) que sempre triunfam no final apesar das probabilidades. Ele é até carismático, mas como ator, ele é um ótimo acrobata

Nenhum comentário:

Postar um comentário